Plástico: conheça sua história e 5 curiosidades sobre seu consumo

Plástico: conheça sua história e 5 curiosidades sobre seu consumo

A invenção do plástico, no século XIX, moldou e continua a moldar a nossa sociedade. Mas como surgiu esse material tão importante?

Antes do surgimento do plástico, os materiais eram produzidos em baixa escala, de forma artesanal e com um custo mais elevado. Em 1862, Alexander Parkes descobriu um material orgânico derivado da celulose, na tentativa de encontrar um substituto para a borracha. Este material, quando aquecido e moldado, conservava a sua forma depois de arrefecer. Apelidado de “Parkesina”, o Nitrato de Celulose tornou-se a base para uma das maiores invenções de todos os tempos.

No mesmo ano, o inventor norte-americano John Wesley Hyatt apresentou um outro material feito à base do Nitrato descoberto por Parkes. Tratava-se da “celuloide”, considerado o primeiro plástico como conhecemos atualmente.

Mas foi somente em 1920 que Hermann Staudinger descobriu a estrutura molecular do plástico, basicamente, um polímero ou composto formado por macromoléculas que formam uma espécie de cordão. Essa descoberta possibilitaria a criação de materiais como o PET, poliestireno, nylon, poliéster, entre outros que conhecemos hoje.

Agora que você já conhece a história desse importante polímero, confira 5 curiosidades sobre seu consumo no mundo:

1. São produzidas mais de 300 milhões de toneladas de plástico no mundo!

As embalagens correspondem a cerca de 26% desta produção.

2. Desse total, apenas 14% é recolhido para reciclagem

Infelizmente, uma vez que a reciclagem de 1 milhão de toneladas de plástico equivale a retirar 1 milhão de carros das estradas.

3. Reciclar o plástico economiza energia

Isso porque reduz ou elimina a necessidade de produzir materiais a partir do zero. Uma tonelada de plástico reciclado economiza 5.774 Kwh de energia, 16,3 barris de petróleo e 22 mil metros cúbicos de espaço no aterro, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Stanford.

4. Existem mais de 150 milhões de toneladas de plástico nos oceanos

Todos os anos, cerca de 4,8 a 12,7 milhões de toneladas de plástico entram nos oceanos.

5. Espera-se que essa quantidade quadruplique até 2050!

Um cenário que poderá contribuir para aumentar a vulnerabilidade de muitas espécies marinhas como aves, tartarugas, golfinhos e focas, sendo possível que, no futuro, haja mais plástico do que peixes no mar.

A reciclagem de plástico é uma responsabilidade compartilhada por todos nós. Cada indivíduo, empresa e comunidade pode fazer sua parte separando corretamente os resíduos, optando por produtos recicláveis e apoiando iniciativas de reciclagem. Ao agir de forma responsável, podemos todos contribuir para um futuro mais limpo e sustentável para o nosso planeta.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe e acompanhe nossas redes sociais!