Plástico de Engenharia: uma revolução em 5 setores industriais

Plástico de Engenharia: uma revolução em 5 setores industriais

O plástico de engenharia é um tipo de plástico de alta performance desenvolvido para atender a requisitos específicos em aplicações industriais. Esse material tem conquistado um espaço de destaque na indústria moderna, por conta da sua versatilidade, resistência, durabilidade e maleabilidade, propriedades que permitem resistir a condições adversas, como altas temperaturas, produtos químicos agressivos e desgaste mecânico.

Seu uso vai muito além das aplicações convencionais de plástico, como embalagens e utensílios domésticos. Empresas e indústrias de diversos setores têm adotado o uso também pela vantagem de ser mais leve do que materiais tradicionais, como o metal, o que contribui para a redução de custos e aumento da eficiência.

A Plastfrio é referência no fornecimento de plásticos de engenharia e soluções para diversos setores industriais. Confira quais são eles:


Setores que utilizam Plástico de Engenharia

Indústria Alimentícia

A indústria alimentícia requer materiais que sejam seguros para o contato com alimentos e resistentes a condições de lavagem e sanitização. Por isso, plásticos de engenharia são frequentemente usados em equipamentos de processamento de alimentos, rosca sem fim, estrelas para máquinas de envase, proteção e visores e diversas outras ferramentas.

A Plastfrio oferece soluções que atendem a essas demandas rigorosas, a partir de materiais como: UHMW, PEAD, PP, Poliacetal, Policarbonato e Nylon.

Indústria de Mineração

Na indústria de mineração, os equipamentos e componentes enfrentam condições extremamente desafiadoras, incluindo abrasão, corrosão e altas temperaturas. Plásticos de engenharia, como o polietileno de ultra alto peso molecular (UHMW), são usados para

revestimento de silos, moegas, transportadores e caçambas, prolongando a vida útil dos equipamentos.

Indústria Agrícola

Nesse setor, plásticos de engenharia como PP, PEAD, Nylon e TECAST são utilizados em componentes de máquinas agrícolas, taliscas, aletas, proteções, colar, polias, dentre outros. Esses materiais oferecem resistência à exposição ao sol e muitos dos produtos químicos usados na agricultura.

Montadoras de Automóveis

A indústria automobilística busca constantemente maneiras de reduzir o peso dos veículos para melhorar a eficiência de combustível. Plásticos de engenharia, como o polipropileno reforçado com fibra de vidro (PP+GF), por exemplo, são amplamente usados na fabricação de componentes automotivos.

Atendemos esse setor a partir do fornecimento de polietileno de ultra alto peso molecular (UHMW), utilizado como suporte para hacks de movimentação.

Papel e Celulose

Na produção de papel e celulose, o contato com produtos químicos agressivos e altas temperaturas é comum. A Plastfrio oferece polietileno de ultra alto peso molecular (UHMW), um material mais resistente, que é usado em réguas, perfis, tampa de sucção, rolos e roletes.

Para saber mais sobre as aplicações do plástico de engenharia, acesse o site da Plastfrio e confira nossa ampla gama de produtos e informações: Clique aqui.