
18 jul Como a IA tem apoiado a indústria de plástico e a economia circular?
A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando a indústria de plástico, proporcionando avanços significativos em eficiência, qualidade e sustentabilidade. Diversas etapas da produção deste material já têm recebido intervenções tecnológicas que facilitam processos.
Com destaque ao processo de reciclagem, as mudanças são significativas. Em todo o mundo, a indústria de resíduos enfrenta desafios na recuperação e reaproveitamento de materiais como papel, plástico, metais e outros itens recicláveis do fluxo de resíduos. Estima-se que todos os anos, globalmente, mais de USD 200 bilhões em materiais recicláveis não são recuperados.
A Inteligência Artificial tem tido um papel fundamental para reverter esse cenário.
Um grupo de investigadores desenvolveu um sistema de Inteligência Artificial (IA) capaz de classificar e separar uma vasta gama de plásticos, tendo em consideração a sua composição química. Se aplicado à escala industrial, poderá apoiar e aumentar a sua taxa de reciclagem.
Outra descoberta tecnológica foi feita em Marrickville, na Austrália. Estudantes criaram a “Smart Bin”, uma tecnologia que usa internet das coisas (IoT), robótica e inteligência artificial (IA) para separar plástico, vidro e metal, evitando a contaminação por resíduos que podem atrapalhar ou inviabilizar o reaproveitamento desses materiais.
As inovações não param por aí. A plataforma de inteligência artificial (IA) da AMP, a AMP NeuronTM, usa câmeras para digitalizar fluxos de resíduos mistos e identificar os diferentes materiais. Sua capacidade de aprendizagem permite o aprimoramento contínuo dos processos de identificação e categorização de papel, plásticos e metais, por cor, tamanho, forma e marca, entre outras características.
Já o AMP CortexTM, que é o corpo para o cérebro da AMP Neuron, é um sistema robótico inteligente de alta velocidade que classifica, seleciona e direciona os materiais com base em informações alimentadas pelos “olhos” e pelo “cérebro” da AMP Neuron. O Cortex pode classificar itens recicláveis a uma taxa de 80 itens por minuto, com uma precisão de até 99%.
Principais benefícios da IA
A combinação de Inteligência Artificial e automação na triagem de resíduos é capaz de melhorar o desempenho operacional, ampliar o valor dos recursos secundários e impulsionar a economia circular da reciclagem.
Os dados capturados pelas tecnologias ainda podem ser usados para economizar tempo e reduzir custos em diferentes departamentos de um centro de recuperação de materiais.
Confira outras grandes vantagens que a IA pode proporcionar à indústria:
- Evitar desperdícios ao validar material livre de contaminação;
- Evitar erros ocasionados pelo monitoramento manual;
- Identificar riscos que possam causar danos físicos aos funcionários;
- Identificar tendências de volume e composição de materiais para otimizar as operações.
O futuro está aqui. E nós estamos prontos para recebê-lo e fazer parte dessa transformação tão importante para a preservação do nosso planeta!
Para mais notícias e novidades da indústria de plástico, continue acompanhando o blog da Plastfrio.