Reciclagem do plástico: como funciona e 5 principais mitos

Reciclagem do plástico: como funciona e 5 principais mitos

De acordo com um estudo realizado pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), apenas 23,4% dos resíduos plásticos pós-consumo foram reciclados no Brasil em 2021. Esses resultados revelam que ainda há é preciso melhorar e promover a conscientização sobre a reciclagem do plástico, para que a população entenda a importância do descarte correto deste resíduo no incentivo à economia circular.

Como ponto de partida para ter uma participação mais ativa na reciclagem do plástico, é fundamental conhecer seu processo de recuperação, assim como seus principais mitos e verdades. A Plastfrio separou os tópicos mais importantes para você. Confira:

Como é feito o processo de reciclagem do plástico?

No geral, é realizado de 3 maneiras:

Reciclagem Mecânica

Um dos métodos mais utilizados, neste o plástico é coletado por meio de associações de catadores e pela coleta municipal; em seguida passa pelo processo de triagem, onde ocorre a separação e limpeza dos diferentes tipos de plásticos; Por fim, o plástico granulado é produzido se transformando em matéria-prima para novos produtos.

Reciclagem Química

A reciclagem química reprocessa o plástico para transformá-lo em materiais petroquímicos básicos, que servem de matéria-prima para a criação de produtos de alta qualidade.

Reciclagem Energética

Transforma através da incineração o plástico em energia térmica e elétrica, aproveitando o poder calorífico presente no material.

Agora que você entendeu melhor sobre cada processo, está na hora de desmistificar os principais mitos populares sobre a reciclagem do plástico:

1-  Todos os tipos de plástico são recicláveis

MITO – Apesar de uma boa parte deste tipo de material ser reciclável, nem todos são.

Confira os tipos de plástico que podem ser reciclados: PET (Tereftalato de Polietileno), PEAD (Polietileno de alta densidade), PVC (Policloreto de Vinila), PEBD (Polietileno de baixa densidade), PP (Polipropileno) e PS (Poliestireno).

2- É preciso fazer uma limpeza profunda das embalagens antes de descartá-las

MITO – Na verdade, a limpeza não precisa ser profunda, basta apenas passar uma água e você já facilita a reciclagem.

3- Para ser reciclado, o plástico precisa estar em perfeitas condições


MITO – Como vimos, antes de serem reciclados, os plásticos são até moídos. Então, o fato de estarem amassados ou dobrados não impede em nada sua reciclagem.

4- Os materiais reciclados são de baixa qualidade

MITO –  Hoje em dia, à medida que a tecnologia evolui cada vez mais, já é possível reciclar produtos dando origem a outros de ótima qualidade.

5- Se seu bairro não possui coleta seletiva, não há como reciclar o plástico

MITO –  Você pode procurar pontos de entrega voluntária (PEVs) instalados em supermercados e lojas de varejo, ou pesquisar sobre cooperativas de reciclagem próximas à sua região.

Gostou dessa matéria? Confira outras notícias relevantes no blog da Plastfrio.