O papel dos plásticos de engenharia na indústria alimentícia

O papel dos plásticos de engenharia na indústria alimentícia

Ao longo dos anos, o plástico promoveu uma verdadeira revolução no setor alimentício, tanto que, atualmente, 40% do consumo mundial desse material se concentra nesta indústria.

Por serem resinas mais estáveis em aplicações que exigem maior resistência mecânica, térmica e química, os plásticos de alta performance contribuem para a proteção e preservação dos alimentos, já que o contato entre eles não prejudica o sabor ou a qualidade do produto.

O plástico, quando utilizado em embalagens, são excelentes para facilitar o transporte e a armazenagem, aumentando a segurança e a vida útil dos alimentos em exposição nas prateleiras de supermercados.

Porém, sua utilidade e importância vai muito além das embalagens, sendo uma escolha cada vez mais interessante para o processamento de alimentos, como substituto ao metal nas peças de maquinário industrial.

Graças à facilidade de usinagem do plástico e ao seu peso mais leve como componente, a velocidade e a eficiência da produção de carne, peixe, aves e laticínios são impactadas positivamente.

Outro benefício das peças técnicas em plástico de engenharia em comparação com o metal é de que elas não exigem lubrificação externa, o que acaba por reduzir significativamente os riscos de contaminação por óleos e lubrificantes.

Além disso, elas são mais fáceis de limpar, resistentes a corrosão de agentes de limpeza quimicamente mais pesados, diferencial que possibilita uma reutilização mais segura do material, por evitar que substâncias da máquina migrem para o alimento.

Todas essas facilidades representam uma melhora significativa na segurança dos processos de fabricação, assim como um aumento considerável na velocidade, prolongando a durabilidade e evitando contaminações, e, consequentemente, o desperdício de alimentos.

Por isso os plásticos de engenharia são cada vez mais protagonistas na indústria alimentícia, seja em buchas, rolamentos, arruelas de pressão, válvulas, engrenagens ou embalagens.

A Plastfrio atende aos mais exigentes critérios de qualidade e segurança para oferecer soluções em plástico de alta performance para a indústria. Conte com suporte de nossos especialistas na hora de escolher o material mais adequado para seu projeto.

Peça seu orçamento sem compromisso: https://plastfrio.com.br/contato/