Por que escolher tábuas de corte feitas de Polietileno ao invés de madeira?

Por que escolher tábuas de corte feitas de Polietileno ao invés de madeira?

As tábuas para cortar alimentos são utensílios indispensáveis em qualquer cozinha, seja em casa ou na indústria. Elas podem ser feitas de vários materiais, como madeira, vidro e plástico (Polipropileno ou Polietileno), e apesar de similares, cada uma apresenta suas diferenças, principalmente quando a questão é higiene. Essas tábuas são verdadeiros banquetes para bactérias e fungos, ainda mais quando utilizamos a mesma para cortar vários tipos de alimentos, como carnes, verduras e laticínios. O recomendado é possuir tábuas diferentes para cada tipo de alimento, pois assim reduzimos o risco de contaminação cruzada microbiológica, que podem trazer malefícios à saúde como febre e diarreia.

Além de higienizar bem após cada uso, é necessário também trocar as tábuas quando elas começam a apresentar uma coloração mais escura, com muitos sulcos causados pelo corte da faca, visto que são nesses espaços que os microrganismos se escondem. Por isso, as tábuas de corte feitas de madeira são consideradas as piores opções, até mesmo pela Anvisa que proíbe sua utilização em cozinhas profissionais, já que seu material altamente permeável favorece aberturas e a proliferação de fungos e bactérias.

Boas práticas que são adotadas no setor alimentício

Em cozinhas profissionais e restaurantes, as tábuas de madeira são proibidas pela Avisa, por representarem um grande risco sanitário à população. Segundo a entidade, as tábuas de corte “devem ser lisas, impermeáveis, laváveis e estar isentas de rugosidades, frestas e outras imperfeições que possam comprometer a higienização dos mesmos e serem fontes de contaminação dos alimentos”.

Isto se aplica não somente às tábuas de madeira, como também as feitas de bambu e plásticos de baixa densidade (Polipropileno), e também se estende a outros utensílios utilizados para preparo e exposição de alimentos, como por exemplo balcões. O vidro e as chapas de plástico de alta densidade (Polietileno) são os únicos materiais disponíveis em larga escala no mercado que atendem às propriedades determinadas pela Anvisa.

Vantagens do Polietileno de Alta Densidade

As tábuas de corte em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) são lisas, impermeáveis, atóxicas e de fácil limpeza. Recomendadas pela Anvisa, são de longe a opção mais usada em cozinhas profissionais que prezam pela higiene. Mais duráveis e baratas, elas oferecem diferentes cores em sua composição, o que facilita o uso de cada uma para um tipo de alimento, além de proporcionarem maior maciez no corte, sendo ideais para frutas, legumes e verduras.

O Polietileno é um tipo de plástico de engenharia composto por poros mais fechados, que evitam que a faca deixe marcas, riscos ou manchas em sua superfície, aumentando bastante sua vida útil e facilitando sua limpeza, que necessita apenas de esponja e detergente. Importante! Apesar de ambos serem de plástico, cuidado para não confundir o Polietileno de Alta Densidade (PEAD), material resistente e durável, com o Polipropileno, de preço e qualidade inferior, também proibido pela Anvisa em cozinhas profissionais.

Que tal incluir o PEAD nos seus próximos projetos? A Plastfrio é especializada em plástico de engenharia e oferece soluções sob medida de Polietileno para diferentes fins, como revestimento, produção de peças técnicas, componentes para maquinário industrial, cepos, utensílios e balcões para a indústria alimentícia.

Peça já seu orçamento!

Fonte: Anvisa, Almanaque da Mulher, Gshow, Blog Tudo Gostoso.