Conheça os benefícios e características das peças feitas de Nylon 6.0 e 6.6

Conheça os benefícios e características das peças feitas de Nylon 6.0 e 6.6

Excelente substituto para peças de metal, o Nylon é um dos plásticos de engenharia mais utilizados em diversos setores da indústria, por apresentar alto desempenho e boas propriedades mecânicas, elétricas e químicas. Este tipo de plástico, que se enquadra na categoria de poliamidas fundidas, possui diferenciais importantes que agregam qualidade na sua aplicação, como o seu excelente amortecimento, leveza e baixo desgaste e coeficiente de atrito. Além de disso, o Nylon é um material estável que pode ser fabricado com uma ampla gama de pesos e dimensões de fundição, garantindo alta resistência química, isolação elétrica e boa resistência à fadiga.

Principais vantagens e aplicações

O Nylon é um material sustentável, 100% reciclável, e oferece diversas características vantajosas que impactam na redução de custos e na melhor performance do maquinário industrial.

Dentre elas podemos destacar:

  • Alta cristalinidade;
  • Baixo coeficiente de atrito;
  • Boa resistência ao desgaste (tração, elasticidade, tenacidade e abrasão);
  • Bom amortecimento de vibrações e pesos;
  • Densidade moderada;
  • Excelente resistência química;
  • Menor peso;
  • Ótimo isolamento elétrico.

Com isso, esse plástico de engenharia possui as mais diversas aplicações, desde buchas, parafusos, porcas e polias até roletes para esteiras transportadoras, rodas e calços, sendo empregado principalmente em peças e engrenagens.

Quais as diferenças entre o Nylon 6.0 e o 6.6?

Tanto o Nylon 6.0 quanto o Nylon 6.6 são ótimas escolhas para projetos que demandam alto desempenho e leveza, podendo ser reforçados com outros materiais. Mas apesar de muitos semelhantes, os dois materiais também possuem diferenciais para atender melhor cada caso. O Nylon 6.0, por exemplo, é mais rígido, tem um acabamento superficial melhor e maior resistência térmica. Já o Nylon 6.6 absorve menos umidade e oferece maior flexibilidade de processamento, graças à sua estrutura cristalina, uniforme e livre de tensões internas. Tudo depende da sua necessidade, por isso é fundamental contar com um time de especialistas para direcionar as melhores opções, em um processo consultivo que englobe desde a fabricação até a entrega desses materiais.

Conte com a expertise de mais de 15 anos da Plastfrio em Plásticos de Engenharia para produzir peças sob medida de acordo com a sua necessidade.

Peça já seu orçamento!