A evolução do plástico e suas aplicações nos dias de hoje

A evolução do plástico e suas aplicações nos dias de hoje

Fáceis de processar, leves, duráveis, isolantes e resistentes, os plásticos são materiais usados em diferentes objetos que são indispensáveis em nossa rotina. Seu nome deriva da palavra plastikos, que em grego significa a “capacidade de ser moldado”, característica que representa bem sua usabilidade ao longo da história.

A Celuloide foi o primeiro polímero sintético criado em 1870, por John Wesley Hyatt, para substituir o marfim dos elefantes, cada vez mais escasso, na produção de bolas de bilhar, jogo que ganhava cada vez mais popularidade na época.

Mas foi Leo Hendrik Baekeland, quem ficou conhecido como o pai da indústria do plástico, por ter aprimorado o material (então composto por uma mistura de fibras de algodão com ácidos) e desenvolvido a Baquelite, primeira resina totalmente sintética criada a partir de uma mistura de fenol e formaldeído, em 1907.

Essa revolução iniciou a Era dos Plásticos Modernos, marcada pela polimerização, processo químico que consiste em juntar moléculas menores em uma grande, que não se quebra facilmente e dá ao material maior durabilidade.

Desde então a indústria passou por muitos avanços e inovações, criando centenas de polímeros para as mais diferentes utilidades como o Poliéster (1932), o PVC (1933), o Nylon (1938), o Poliuretano (1939), o Teflon (1941) e o Silicone (1943).

Cada um deles ajudou a tornar nossas vidas mais fáceis, seguras e agradáveis, oferecendo possibilidades infinitas ao permitir a moldagem e a substituição de materiais tradicionais, que eram mais caros e pesados, como o metal por exemplo.

Conheça as vantagens de substituir o metal pelo plástico na indústria.

Aplicações atuais

Hoje, os plásticos de engenharia oferecem excelentes propriedades mecânicas e térmicas, com maior resistência, melhor performance, menor custo de manutenção e muitas outras vantagens que fazem dele o substituto ideal para diferentes materiais.

Por sua versatilidade e performance diferenciada, eles são adequados para uma infinidade de possibilidades de utilização, apresentando grande potencial de consumo para evoluir e inovar o processo produtivo de diferentes indústrias, como por exemplo em peças de máquinas que demandam alto desempenho.

Para se ter uma noção do tamanho dessa potencialidade, o mercado global de plástico foi avaliado em US$ 568,9 bilhões em 2019, e deve crescer a uma taxa composta de crescimento anual de 3,2% até 2027, segundo o relatório Plastics Market Size, Share & Trends Report.

Entre as que mais exploram os benefícios do plástico de engenharia, podemos destacar as indústrias automotiva, de alimentos, petróleo e gás, produtos químicos, aeroespacial, elétrica, eletrônica e de semicondutores.

Além disso, outra vantagem importante dos plásticos é a sua capacidade de ser 100% reciclável, possibilitando que seus resíduos se transformem em insumos industriais para gerar novos ciclos de vida, sem precisar descartá-los na natureza ou em aterros sanitários.

Sua empresa precisa de apoio?

A ampla variedade de plásticos de engenharia no mercado, com inúmeras opções de aditivos e personalização, pode gerar dúvidas sobre qual material escolher, por isso fique tranquilo e conte com o processo consultivo da Plastfrio, para compreender sua necessidade e encontrar a melhor solução para o seu negócio.

Fonte: Super Interessante, Polo Films, Plástico Virtual.