Falta de insumos e alta demanda elevam preço do plástico

Falta de insumos e alta demanda elevam preço do plástico

No início de 2020 muitas fábricas tiveram que parar de produzir, e com a volta do consumo acima do esperado a partir de agosto não houve tempo suficiente para garantir a oferta adequada de matérias-primas essenciais como o plástico.

A alta demanda do material para o combate à covid-19 nos hospitais e em embalagens de delivery também pressionou o preço para cima, gerando escassez no mercado até mesmo dos plásticos reciclados.

Tudo isso tem afetado a cadeia produtiva de muitos bens, ainda mais se levarmos em conta que houve retração de produção de resina plástica no mundo todo.

Insumos fundamentais como o PVC, o Polipropileno e o Polietileno estiveram em falta ao longo de todo o segundo semestre de 2020, tanto que a importação de PVC dobrou em novembro, se comparado com o mesmo mês do ano anterior.

Além disso, existem dois agravantes no setor, a oferta interna é limitada pela Brasken e a importação é uma alternativa muito cara devido ao preço do dólar e ao imposto de 14% no País, um dos mais altos do mundo.

Segundo o presidente do Simplast-MG, Ivana Braga, o custo das resinas plásticas subiu entre 45% e 50%, e com isso, 75% das indústrias estão com dificuldade para comprar insumos, de acordo com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

Apesar do cenário de desabastecimento, a expectativa é de que a normalização ocorra nos próximos meses, fato que deve reduzir os preços do plástico para a indústria e, consequentemente, para o consumidor final.

Fontes: GZH, O Tempo, G1